domingo, 15 de abril de 2012

Guarda Municipal Já!

Lendo algumas noticias nos Blogers da região me deparo com uma noticias que me faz refletir um pouco sobre as condições que nossa cidade, Independência - CE se encontra. Em um total descaso do Poder Legislativo para com a população e para com o poder Judiciario do nosso municipio.
Eu lendo o Blog Nem Ki Lask de Boa viagem me deparei com a seguinte noticia:

Metade das capitais já tem ou prepara guarda municipal armada para ser "polícia preventiva"

 
 
Criada para proteger o patrimônio público das cidades, as guardas municipais ainda lutam para ganhar reconhecimento como uma força de segurança no país. 
 
Em meio à falta de regulamentação sobre a função dessas tropas, as capitais brasileiras passaram a armar os guardas, que em algumas cidades . Segundo levantamento feito, 13 capitais já usam armas ou estão com processos em andamento.
 
Segundo o Ministério da Justiça, existem hoje mais de 86 mil guardas municipais no Brasil, que atuam em uma profissão sem regulamentação federal. Além de armas, a categoria –que ainda não possui sequer um órgão sindical nacional-- reivindica que as guardas sejam regulamentadas como “polícia preventiva” e atuem para evitar crimes nas cidades, e não apenas na segurança do patrimônio.
 
Outras capitais estão em processo avançado e devem passar a usar armas em breve, como Belo Horizonte e Goiânia, onde os convênios com a PF (Polícia Federal) –responsável pelo porte de armas-- já foram assinados. Na capital mineira, por exemplo, as armas já foram compradas, e apenas os portes são aguardados.
 
No Nordeste --região onde o número de homicídios vem crescendo-- é que se verifica o maior interesse atual em armar as guardas. Recentemente as prefeituras de Natal e Salvador anunciaram convênios com a PF para fornecer o porte aos guardas. 
 
Em João Pessoa, um projeto que prevê o uso de armas foi aprovado pela Câmara de Vereadores em dezembro de 2011. Em Maceió, um projeto encaminhado pela prefeitura está em análise desde 2010 na Polícia Federal.
 
depois de Ler esta materia me lembrei da nossa cidade, no ano passado, foi cobrado do municipio de Independência medidas preventivas para combater o descaso por parte dos motoristas no trânsito local, onde na ocasião o Excelentissimo Senhor Juiz de direito Dr. Cesar Morel em um decreto baixado, pedia providencia pois mais de cinco pessoas tinha morrido na cidade vitima de acidente em menos de dois anos. A prefeito se Pronúciou favorável a criação de uma guarda Municipal, mais um Grupo formado pelos vereadores Geraldo Cavalcante, Bezinho Cavalcante, João Alceu, cion Louro e Ribamar Coutinho foram contra a criação da guarda municipal, pois joão Alceu ia estudar a possibilidade se Independência Precisaria ou não de uma guarda municipal.
Vergonha! pois Independência já perdeu muitos de seus filhos por causa de acidentes motociclistas. Hoje o trânsito em Independência é caótico com Menores ao Volante, Motoristas Com Crianças em tanque de motos, Motociclistas sem capacete, etc.

Senhores vereadores tomem atitudes não para se e sim para o bem estar da população.


Fonte: Independência Informa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário